Arquivo municipal dá a conhecer a sua documentação online

O arquivo municipal de Oliveira de Azeméis tem disponível uma nova plataforma web através da qual é possível pesquisar e aceder à descrição da documentação na sua posse. A plataforma digital destina-se a divulgar e a facilitar o acesso ao vasto e rico património documental do município. A documentação agora disponibilizada é uma parte do acervo do arquivo pelo que esta será, progressivamente, carregada e atualizada. Os fundos disponíveis incluem arquivos públicos, neste caso as atas das reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal. 

Um dos documentos mais antigos é um auto de Câmara datado de oito de agosto de 1830. São disponibilizados também arquivos pessoais, de empresas e de associações bem como coleções de bilhetes postais e o herbário do parque de La Salette.

É possível ainda ter acesso à descrição de escrituras como é o caso, por exemplo, do contrato de arrendamento de duas salas destinadas à instalação da conservatória do registo predial (1926) ou a escritura do contrato de elaboração do plano geral de urbanização de Oliveira de Azeméis (1948).

A plataforma permite, igualmente, ver ou recordar um conjunto considerável de fotos antigas sobre a capela de Nossa Senhora de La Salette, os antigos Paços do Concelho da Bemposta, a abertura da Festa das Colheitas, em 1952, o antigo Cine Avenida, o asilo da infância desvalida, o Centro Vidreiro ou o cortejo fúnebre de Ferreira de Castro.

São milhares de descrições de documentos que a plataforma disponibiliza no endereço https://arquivodigital.cm-oaz.pt/.

Financiamento