Azeméis: dá-lhe o arroz! - Por terras de Azeméis

No dia três de maio de 2016, acompanhamos  os alunos e professor da Escola EB de Lações a Ul e aprendemos um pouco mais sobre o arroz.  Para dar continuidade à iniciativa “Azeméis: dá-lhe o arroz!”, que permitiu aos alunos da Escola EB de Lações descobrirem a importância do descasque do arroz no nosso concelho, no dia três de maio 2016 acompanhámo-los a uma empresa de descasque e embalamento de arroz (Valente & Marques Lda.) e ao Parque Temático Molinológico. Se antigamente os moinhos eram essenciais nesta atividade, nos nossos dias as máquinas tomaram conta das várias tarefas afetas ao descasque e temos, no nosso concelho, empresas que se destacam neste ramo da indústria.

A Valente & Marques Lda., através da Engenheira Alimentar Ana Monteiro, abriu-nos as portas e possibilitou que soubéssemos mais sobre a origem do arroz e víssemos os processos de descasque e branqueamento deste cereal.

Seguimos para o Parque Temático Molinológico e contactámos com as tradições do concelho. O senhor Manuel, um moleiro, demonstrou como funcionavam os moinhos e como se descascava e moía o arroz.

Uma manhã que pareceu uma viagem no tempo e nos tornou um bocadinho mais conhecedores da importância do arroz para a economia do nosso concelho.

Ver fotografias

 

 

 

Financiamento