Conferência:

Integrada no plano evocativo do centenário da Grande Guerra, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, promoveu a 10 de abril, a conferência "Erros e Ilusões Normais Sobre o CEP e o 9 de Abril".

A iniciativa, destinada a ex-combatentes e público em geral, aconteceu no Arquivo Municipal e prabordou a participação portuguesa no conflito através da análise da batalha de "La Lys", integrada na ofensiva "Georgette", através da qual o exército alemão pretendia forçar as linhas aliadas e dividir os exércitos britânico e francês.

Com esta ofensiva o general Ludendorff esperava obter uma vantagem que possibilitasse uma vitória militar antes da entrada nos campos de batalha das unidades do exército dos Estados Unidos da América. António José Telo, professor catedrático de História na Academia Militar, tendo também lecionado na Faculdade de Letras de Lisboa, é autor de uma vasta obra no campo da História, Defesa e Relações Internacionais, onde se contam cerca de 20 livros e mais de 120 artigos e colaborações em obras coletivas, publicados em cinco países.

Financiamento