Por acervo entende-se “Conjunto de documentos sob custódia de um arquivo, biblioteca ou outra entidade”. ALVES, Ivone [et al] - Dicionário de Terminologia Arquivística. Lisboa: Inst. da Biblioteca Nacional e do Livro, 1993. 3 p. ISBN 972-565-146-4.
No caso do Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, o acervo é constituído por documentação produzida/recebida pela Câmara Municipal no exercício da sua atividade, do início do séc. XIX até à atualidade, documentação da Administração do Concelho de Pinheiro da Bemposta, arquivos privados e coleções.
Destacamos os acervos documentais do estúdio Foto Paúl, do Centro Vidreiro do Norte de Portugal, da Garagem Justino, da Comissão de Melhoramentos de La Salette, a coleção de bilhetes postais e o Herbário do Parque de la Salette.
Para poder pesquisar e aceder à descrição da documentação que se encontra tratada arquivisticamente e disponível para consulta online, visite https://arquivodigital.cm-oaz.pt/.
Esta documentação é uma parte de um acervo com um extenso volume documental, pelo que a base de dados será periodicamente carregada e atualizada.