Oliveira de Azeméis do Analógico ao Digital

Em 2015, no âmbito do Prémio de Fotografia Fernando Paúl, cuja temática estava centrada no conceito “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”, considerou-se que era oportuno recordar o património local, através de uma pequena exposição que iria complementar os trabalhos submetidos a concurso.

Essa exposição teria o título: Oliveira de Azeméis do Analógico ao Digital e punha em evidência um outro tipo de património, o acervo fotográfico do Estúdio Foto Paúl.

Para a exposição foram escolhidas 15 fotografias, de um conjunto de espaços na cidade e parque de La-Salette, executadas ao longo do século XX pelo Estúdio Foto Paúl, que eram apresentados em contraponto a fotografias realizadas nesse ano.

A exposição teve como inspiração o projeto Dear Fotograph, onde as fotografias antigas são mostradas no local onde foram tiradas e é feita uma nova fotografia que enquadra essa imagem do passado, no presente.

Neste caso, considerámos que seria mais vantajoso para os visitantes terem as duas fotografias, para poderem observar melhor as transformações ocorridas nos diversos locais fotografados.

Procurou-se, por isso, reproduzir o enquadramento das fotografias, para que essa perceção fosse o mais completa possível. Outros aspetos como a luz e a cor, não foram tão levados em conta, nesta tentativa de estabelecer um contraste entre o passado e o presente.

Com a passagem para um novo suporte, a exposição faz jus ao seu título e pode chegar a um novo publico que a não viu num suporte físico, ficando novamente alojada num espaço do Arquivo Municipal, que já em 2015 havia acolhido nas suas instalações a exposição promovida pelos Gabinetes de Arqueologia e Museologia e Património Histórico-Cultural.

Veja a exposição aqui.

Financiamento